Cadastro de Período

Nessa opção será realizado o cadastro dos períodos a serem trabalhados, definindo data inicial desses períodos e data final. Também pode ser definido sendo um período semanal ou quinzenal.

 

Para realizar o cadastro de Períodos, abra o sistema EPM e selecione o modulo “Automação de Ponto”

Como mostra a figura abaixo:


Selecione a aba que é a segunda aba do módulo “Automação de Ponto”

É na aba “Movimento” que vamos realizar o cadastro dos períodos.


Selecione o ícone

Após selecionado a seguinte tela vai abrir:


 

Selecione  

 

Uma nova tela será aberta:


Na tela acima o sistema mostra todos os períodos cadastrados.

 

Para incluir um novo período selecione o botão

Esse botão vai aparecer apenas quando no sistema ainda não houver nenhum período cadastrado.

Após clicar o botão a tela de cadastro será aberta:

Denominação

Código: Gerado automaticamente pelo sistema, sempre que um novo cadastro é realizado.

Código na Folha: Preencher com o número de código que o sistema de folha utiliza, para importação do período.

Filial: Selecionar a filial referente ao período.

Descrição: Preencher com o nome do período. Pode-se utilizar para facilitar a identificação, o nome do mês que o período se referência e o ano.

Exemplo: Maio 2017

 

Competência

Mês Competência: Selecionar o mês de referência, ou seja, selecionar o mês que será cadastrado.

Ano Competência: Selecionar o ano que se refere o período.

Data Inicial: Informar a data que se inicia o período.

Data Final: Informar a data de término do período.

Data Acerto: Informar a data limite, para que se possa realizar os acertos.

 

Período Semanal

Caso o período tenha pagamento semanal, ou cálculo de extras semanais é possível configurar os horários semanais, utilizando essa opção.

Para realizar o cadastro, siga os passos abaixo:

Selecionar a opção: clicando na setinha que fica ao lado da opção.

Selecionar o botão e a tela de cadastro será aberta:


Descrição: Preencher com o nome do período semanal.

Início: informar o início do período.

Fim: Informar o fim do período.

Para concluir selecione o botão

 

Período Quinzenal

Caso o período de pagamento seja quinzenal, é possível cadastrar o período utilizando essa opção.

Para realizar o cadastro, siga os passos abaixo:

Selecionar a opção: clicando na setinha que fica ao lado da opção.

Selecionar o botão e a tela de cadastro será aberta:


Descrição: Preencher com o nome do período quinzenal.

Início: informar o início do período.

Fim: Informar o fim do período.

Para concluir selecione o botão

 

OBS: É necessário sempre ter dois períodos cadastrados: Período Atual e Período Futuro, para que se possa encerrar algum dos períodos.

 

Após o primeiro período cadastrado no sistema, o botão não vai mais aparecer para realizar o

Próximo cadastro. A partir de agora para os próximos cadastros é necessário que tenhamos um período atual e um período futuro, assim podemos encerrar o período atual, passando a utilizar o futuro, ou seja o período que era futuro passa a ser o atual.

Para realizar as operações referentes aos períodos, vamos utilizar o botão:

Clicando no botão “Tarefas” temos algumas opções:


 

Definir Período futuro: Após o primeiro período aberto é possível abrir um período futuro para verificar o ponto do mês seguinte sem ter realizado o fechamento do período atual.

Será aberta a mesma tela de cadastro do período, porém já virá com os dados preenchidos, basta apenas informar um nome para o período:


Para concluir selecionar o botão

O sistema sempre vai mostra o status do período, definindo qual é o atual e o futuro:


 

Encerrar Período Atual: Todo período deve ser feito o fechamento após terminar todos os acertos do ponto. Após o encerramento do período atual não será mais possível fazer nenhum tipo de alteração. Para realizar o encerramento do período é necessário cadastrar um período futuro.

OBS: Caso não tenha cadastrado um período futuro, ao tentar encerrar um período, o sistema exibirá um alerta na parte inferior esquerda:


Caso o período futuro esteja cadastrado, o assistente para fechar o período será aberto:


Clicar em


Após essa operação, o status do período vai ficar como:

Se a empresa utilizar Banco de Horas então será apresentada a tela para definir qual decisão tomar em relação às horas:


Sindicato: Mostrará o sindicato cadastrado referente ao fechamento.

Regra: As regras são definidas no cadastro do sindicato, e podem ser alteradas no fechamento se estiver disponível.

OBS: Se for período de fechamento do Banco de Horas o sistema irá alertar sobre o fechamento e qual decisão tomar com os saldos.

 

Desfazer Ultimo Encerramento do Período: Essa opção vai desfazer o fechamento e abrir o último período encerrado. É a única forma de reabrir o período para fazer algum acerto retroativo, porém só pode ser o último período encerrado.



Simular Fechamento Banco de Horas

É possível fazer uma simulação do fechamento de Banco de Horas antes de encerrar definitivamente o período. Assim a empresa pode simular qual decisão tomar com os saldos.

Ao selecionar essa opção, o assistente para fechar o banco de horas será aberto:


Clicar em

 


Clicar em para concluir a simulação do fechamento de banco de horas.

Ao final o sistema vai trazer, os resultados de banco de horas.

 

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