Ferramentas: Coletas de Marcações – Via USB

Essa opção é utilizada para realizar as coletas dos registros (Marcações) feitas pelos colaboradores no relógio de ponto.

 

Coletando Via USB

Para realizar a coleta via USB e necessário que tenhamos um Pendrive que esteja no formato FAT32.

OBS: Para verificar se o Pendrive está no formato FAT32, faça o seguinte:

Selecione no seu Windows, Meu Computador e encontre seu Pendrive.

Após localizado o Pendrive, selecione o Pendrive e aperte o botão direito do mouse.

Após selecionado o botão direito do mouse, selecione a opção propriedades.

Uma nova tela será aberta, onde será possível visualizar o sistema de arquivos do Pendrive.


A figura acima mostra a tela de propriedades, mostrando o formato de arquivos do disco.

 

Após feita a verificação do formato de seu Pendrive, siga os passos abaixo:

Primeiramente inserir o Pendrive no equipamento (Porta Fiscal) e realizar a coleta do arquivo fiscal (AFD).

AFD = Arquivo Fiscal que contém as marcações dos colaboradores.

Após feito a coleta, retirar o Pendrive do equipamento e inserir o mesmo na porta USB do computador.

 

OBS: Antes de iniciarmos o processo da coleta, verificar se no cadastro do Relógio de Ponto, no campo comunicação está selecionada a opção: Via USB.

Para realizar a verificação selecionar:

Cadastros > Relógio de Ponto
Selecionar o relógio que será realizada a coleta, e clicar no botão

Nessa nova tela, no campo “Comunicação” selecionar a opção: Via USB.


A figura acima, está mostrando o campo que deve ser configurado, ele está marcado em vermelho.

 

 

Após realizado os passos acima, podemos iniciar a coleta das marcações.

Para realizar a coleta das marcações, selecione:

Ferramentas > Comunicação REP > Coleta de Marcações > Coleta de Marcações

Como mostra a figura abaixo:


 

Uma nova tela será aberta, trazendo o (s) relógio (s) cadastrado (s)


Nessa tela, vamos clicar em cima do relógio que foi coletado o arquivo AFD.

Depois de selecionado o relógio, clicamos no botão

 

Uma nova tela será aberta, onde devemos selecionar o arquivo AFD que foi coletado do relógio e que está dentro do Pendrive

Algumas versões mais antigas do sistema, já vão iniciar a coleta, por isso deve ser selecionado o relógio correto, para que não seja importado o arquivo errado no equipamento.

 

Já nas versões mais atualizadas, após clicar no botão o sistema vai abrir a seguinte tela:


Nessa tela o colaborador deve selecionar o equipamento para o qual vai realizar a importação do arquivo, essa tela foi desenvolvida justamente para que o usuário não importe o arquivo no relógio errado, pois muita das vezes o usuário fica com o ponteiro do mouse selecionado em um equipamento e não percebe, e acaba fazendo a importação do arquivo no equipamento errado.

 

Após selecionado o equipamento, é possível filtrar as datas, ou seja, informar a data inicial e final da coleta, isso facilita, pois, o sistema não precisa verificar todo o arquivo, apenas vai realizar a importação das datas informadas.


Selecione o botão Para informar as datas para a coleta.

 


Após informar as datas, selecionar o botão

 

O sistema vai abrir uma nova tela, onde basta apenas abrir o Pendrive e selecionar o arquivo que foi coletado do relógio, feito isso o sistema vai começar a realizar a coleta.

É possível acompanhar o processo que o sistema está realizando, basta selecionar o botão que na parte inferior direita da tela.

 

Caso a tela da apuração após a coleta seja fechada, é possível realizar a apuração por outro caminho.

Para acessar a tela de apuração dos registros, selecione:

Movimentos > Calculo > Apuração

Como mostra a figura abaixo:


 


  1. Selecione até qual data deseja fazer a apuração.
  2. Selecione a empresa.

 

Por fim selecione o botão

Após a apuração, o sistema apresentará uma mensagem de conclusão:

Após realizar o processo de coleta e apuração, as marcações realizadas estarão disponíveis para acesso no sistema.

 

OBS: Após a coleta para visualizar as marcações é necessário realizar a apuração, onde o sistema vai estar fazendo o cálculo das horas e liberando os dias para serem acessados.

Se a apuração não tiver sido feita o sistema não vai liberar os dias para que o usuário possa estar visualizando os registros das marcações.

 

Onde é possível verificar todas as operações de coletas que foram realizadas no equipamento.

 


Este botão restaura as marcações originais coletadas do relógio, ou seja, se o usuário fez inclusões de marcações, todas estas modificações serão perdidas, restaurando as marcações originais feitas no equipamento.


 

* Aconselha-se a utilização do recurso “Realocação”, apenas com supervisão do suporte técnico Tecsmart.


Updated on 16 de agosto de 2023
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