Search
Generic filters
Filter by Custom Post Type
Filtrar por Produtos
EPM
Tecsmart Ponto

Cadastro do Relógio de Ponto

  • Criado em: 8 de julho de 2019 (Tecsmart)
  • Atualizado em: 7 de agosto de 2019 (Tecsmart)

Nesta opção são informados os equipamentos para coleta de marcações. Cada equipamento necessita de configuração inicial para exercer a comunicação.

 

Para realizar o cadastro de um novo Equipamento, selecione:

Cadastros > Relógio de Ponto

Como mostra a figura abaixo:


 

Na tela que vai abrir, temos os seguintes botões e suas respectivas funcionalidades

Utilizado para realizar novos cadastros

Utilizado para alterar um cadastro já realizado.

Utilizado para excluir um cadastro (OBS: Alguns cadastros não são possíveis de serem excluídos).

 

Utilizado para exportar a lista de cadastros realizado, o sistema permite a exportação nos formatos mostrados na imagem.

 

 

 

 

Utilizado para ajustar as configurações com os relógios, alguns modelos de relógios não irão trazer esse botão de Configurações.

 

Utilizado para atualizar a Data e Hora no equipamento.

OBS: O ideal seria trocar a data e hora direto no equipamento ou em alguns modelos pelo WebServer, pois assim é garantido que as informações serão atualizadas.

 

WebServer:
É uma página no navegador de internet (Google Chrome, Internet Explorer, Firefox) que alguns relógios de ponto possuem (Control IDClass, Henry SuperFácil, Hexa) onde o usuário pode acessar as configurações do relógio pelo IP do equipamento, onde o mesmo deve estar comunicando em rede.

 

O sistema também permite realizar a busca de um cadastro.

Podemos realizar a busca pelo Código do cadastro ou pela Descrição.

 

Para realizar a busca basta escolher por qual parâmetro deseja filtrar: Código ou Descrição


Na imagem acima estamos realizando o filtro pela descrição do cadastro.

 

Depois, basta digitar a descrição do cadastro que deseja localizar


Após digitar a descrição, selecionar o botão

 

Caso exista um cadastro com a descrição informada o sistema vai trazer esse cadastro.


 

Para realizar a busca pelo Código

Basta selecionar o filtro como mostra a imagem abaixo:


 

Digitar o código que deseja localizar


Após digitar o código, selecionar o botão

 

Caso exista um cadastro com o código informado, o sistema vai trazer esse cadastro.


 

 

Para realizar um novo cadastro de um relógio, selecione o botão e preencha com as informações solicitadas.


 

Número: Informar número de identificação do Equipamento.

 

Descrição: Informe descrição para identificação do equipamento no sistema.

 

Equipamento: Selecionar o tipo de equipamento (Relógio ou catraca).

 

Modelo: Selecionar o modelo do equipamento cadastrado.

 

Versão: Informar a verão do equipamento.

 

Comunicação: Selecionar o tipo de comunicação do equipamento (Serial, TCP/IP ou USB).

 

Porta: Caso o tipo de comunicação for TCP/IP, informar neste campo a porta de comunicação.

 

Velocidade: Caso o tipo de comunicação for serial, informar a velocidade de comunicação do equipamento.

 

Modo de Operação: Informar se a comunicação é On-Line ou Off-Line.

Dentro do nosso sistema utilizamos a opção Off-Line, onde o relógio não depende do sistema para registar o ponto, a lista de funcionários é enviada ao relógio, assim um não depende do outro.

 

IP: Caso o tipo de comunicação for TCP/IP, informar neste campo o IP do equipamento.

 

Você deve buscar um IP livre em sua rede.

Para encontrar um IP livre abra o Prompt de comando.

Para abrir o Prompt de Comando:

Aperte a Tecla + R

 

Na nova tela que vai abrir, digite cmd e selecione como mostra a figura abaixo:


 

Pronto o Prompt de Comando abriu, nesta nova tela digite “ipconfig” sem as aspas e aperte a tecla Enter.

Nessa nova tela você tem tudo o que precisa, para realizar a comunicação:

Endereço IP, Mascara Sub Rede, Gateway.

 

Teste um IP, para verificar se ele está livre em sua rede.

Usaremos o endereço de IPV4, mudando o final

Exemplo: Na figura acima o IPV4 é: 10.0.0.6

No Prompt de Comando digite: ping 10.0.0.50 para realizar um teste

 

Se o IP estiver livre a seguinte mensagem vai aparecer:


 

Mascara Sub Rede: Informar o número da máscara da rede.

 

IP Roteador: Informar o número do Gateway da rede.

 

Senha do REP: Informar a senha do REP caso tenha sido cadastrado no equipamento.

 

N. Serial: Informar neste campo o número serial do equipamento.

 

Empresa: Relacionar a empresa cadastrada ao equipamento.

 

Após concluir o cadastro, selecione o botão para salvar os dados.

 

 

Testando Equipamento em Rede

 

Ao final para verificar se o equipamento está comunicando faço o seguinte processo:

Selecionar o relógio que foi configurado e clicar no botão: como mostra a figura abaixo:


 

Na primeira vez que clicar no botão uma mensagem vai aparecer:


 

Clicar no botão

 

Uma nova tela será aberta, onde precisamos verificar algumas informações que estão destacadas na figura abaixo:


 

Número IP: Verificar se está igual ao cadastrado, caso não esteja pode alterar manualmente, colocando o mesmo que foi informado durante o cadastro e que também está cadastrado no relógio.

 

Porta TCP: Por padrão sistema traz a porta 3000, no caso do equipamento acima está correto, porém alguns equipamentos usam a porta 443, ou a porta que foi configurada no relógio pelo usuário, basta informar a porta que está configurada, caso não for a 3000.

 

Usuário e Senha: Informar o usuário do WebServer, verificar essas informações juntamente a empresa na qual foi adquirida o equipamento.

 

Feito os ajustes, clicar no botão para testar a comunicação com o relógio.

Caso esteja tudo certo e o sistema esteja comunicando como equipamento, uma mensagem vai aparecer dizendo que a conexão foi realizada.

 

OBS: Caso de duvida entre em contato com nosso suporte, ou consulte o seu técnico de informática ou redes.